terça-feira, 2 de janeiro de 2024

PROMESSAS DE ANO NOVO E COMO CUMPRIR AS PEQUENAS METAS PARA NOS FAZER MAIS FELIZES

 O ano começou e já estamos no segundo dia do famigerado 2024. Mal começou e as expectativas já são começar o ano com o pé direito, ou mesmo, tentar entrar batendo com os dois pés na porta. 

Quem nunca planejou um ano e, quando chegou ao seu final, pensou: fiz tantas promessas no começo do ano que não consegui nem um décimo delas.

Quis emagrecer uns vinte quilos, consegui cinco no primeiro mês e não consegui emagrecer mais nos meses que se seguiram. Ou tentou tirar aquele calhamaço da estante que já estava empoeirado de tanto ficar ali, ano após ano, sem ser saboreado e não conseguiu terminá-lo no prazo. 

Mais ainda: quem nunca começou o ano pensando no "shape" que desejava e, ao final do ano, com poucas mudanças na dieta conseguiu apenas uma protuberância na barriga. E atire a primeira pedra quem não quis poupar de vez uma boa grana para conseguir a sua viagem das férias? 

Todos temos promessas ano após ano que deixamos para cumprir quando estamos próximo do natal. É a famosa procrastinação. É a nossa excitação em planejar que as coisas aconteçam e deixamos para fazer as coisas quando estamos aos 45' do segundo tempo, torcendo para que conseguíssemos os gols da partida, caso o acréscimo de três ou quatro minutos sejam dados. Porém, argumentamos que nunca temos tempo. 

Às vezes, o argumento é válido, pois muitos trabalham dezenas de horas por semana, cuidam dos filhos em tempo integral ou mesmo tem aquele tempo no transporte ou aquele imprevisto que toma conta da gente nos períodos que a gente pensa que as voisas dariam tudo certo. 

Mas, será que sempre podemos nos dar a desculpa? Quem acha que emagrecer uns 20 quilos é algo que é quase impossível? Muitos de nós acreditamos que essa meta é muito elevada. Lembramos que cada quilo de gordura são oito mil calorias. Então, vinte quilos de gordura, são cento e sessenta mil calorias. É muita energia! Um ano, porém, tem 360 dias, e se separarmos "apenas"  320 dias para exercícios e dietas, temos que eliminar 500 calorias por dia. Parece muito, mas pensamos em uma redução de apenas duzentas calorias na dieta (aquele doce que você provavelmente come a mais na sobremesa) e uma simples caminhada de quarenta minutos. 

Viu? Não parece ser tanto assim. Outro pensamento: aquele calhamaço de 700 páginas nunca vai ser terminado no ano. Tem certeza que não? Ou aqueles doze livros planejados para o ano não vão ser finalizados antes de fechar o período? Ou aquele "maldito" TCC não vai ser finalizado? 

Temos novamente 360 dias. digamos que, com alguns imprevistos no caminho, sejam apenas 350 dias disponíveis para o calhamaço. Precisa-se de "apenas" duas páginas num dia para se ler este livro num ano. Ou 15 páginas por semana. Parece muito? 15 páginas podem ser vencidas por um leitor comum em apenas trinta ou quarenta minutos.. E terás aquele "calhamaço" vencido pouco a pouco.

 Outras vezes pensamos em escrever aquele livro de poemas no ano para vermos na estante no ano seguinte. Mas talvez não saibamos que, apenas escrevendo um poema por dia, ou uma página no romance diariamente ou fazendo aquela caminhada de quarenta minutos dia após dia, semana após semana, é que conseguiremos o sucesso de nossas promessas anuais. 

E quando devemos começar a fazer o que planejamos? Hoje, já , agora, imediatamente! É 2024, então devemos começar o mais depressa possível. 

E no fim do ano, realizaremos mais do que pensávamos que sonhávamos fazer no ano anterior.

Feliz dois mil e vinte e quatro para todos nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CINCO CASOS DE JOGADORES QUE ACABARAM COM SUAS CARREIRAS NO FUTEBOL COM CRIMES

 Em todas as carreiras, há alguém que joga todo seu potencial no lixo. Inúmeros casos de crimes realizados por alguém com certa relevância e...