quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

DO CASO DO PC SIQUEIRA AO DA JÉSSICA VITÓRIA: QUANDO PODEMOS TER EMPATIA?

Todos estamos falando do suicídio do PC Siqueira. Antes de eu me expor a respeito, vou elencar três coisas nesse blog: a "epidemia" de doenças psiquiátricas, a falta de empatia de boa parte da população (não estou falando desse caso, mas de outras situações quotidianas) e a situação vulnerável de boa parte de nossas crianças. 

O primeiro ponto, que é bem relevante aqui é a quantidade de diagnósticos de transtornos depressivos nos últimos tempos. Além disso, a ansiedade comum está sendo confundida com a patológica, além de usarem certos diagnósticos para obter alguma vantagem ou mesmo para evitar alguma pena. No caso, a "depressão" do PC e o consequente autoextermínio foi resultado ou de um "peso na consciência" (o que acho pouco provável), ou apenas um desprezo por sua vida, já que ele provavelmente tenha traços antissociais. 

Outro problema é a falta de empatia da população. Não em relação a esse caso, mas em situações que a empatia possa se aplicar. Houve o caso da Jéssica, que se matou após ter sido perseguida por uma notícia falsa. Porém, muitas pessoas ignoravam o acontecimento e até mesmo alguns perfis que "comemoraram" a morte do PC Siqueira, não teve a mínima consciência que havia uma vida ali e houve um estrago bem grande. Induzir uma pessoa ao autoextermínio é algo que comparo com um cancelamento de CPF. 

O terceiro ponto é um mais desafiador: com as redes sociais, as crianças (especialmente meninas) estão se expondo cada vez mais cedo na web. E há um risco iminente de haver algum abuso por parte de criminosos, que enxergam uma "mulher" numa simples criança. Há uma infinidade de armadilhas que esses criminosos usam para atrair suas vítimas. Entretanto, há uma diversidade de fatores que diminuem o risco. 

Isso também é um  problema a nível internacional: o tráfico de pessoas. São o comércio ilegal de adultos e até menores (meninas e meninos), que são tirados de suas casas colocados à mercê de todo tipo de crueldade. Isso é ainda mais evidente com relação a guerra entre Israel e Palestina, onde vários seres humanos são alvos de barbáries inomináveis e isso acontece em todos os lugares do mundo de uma forma mais ou menos intensa. 

Agora, com relação aos suicídios, acho que devemos nos importar com a morte da Jéssica, já que foi um suicídio realmente induzido por outra pessoa. Já o PC Siqueira não vai mais rodar. A depressão é algo que é muito utilizada para obter diversas vantagens, porém deve ser diagnosticada por um período longo, para evitar que hajam diagnósticos errados e haja realmente um bom tratamento. Houve uma falta de empatia com a vítima da Choquei (ser a favor de suas ideias, não é ser gado de página de redes sociais), além de termos que melhorar, em nossos tempos, ainda mais a proteção contra as crianças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CINCO CASOS DE JOGADORES QUE ACABARAM COM SUAS CARREIRAS NO FUTEBOL COM CRIMES

 Em todas as carreiras, há alguém que joga todo seu potencial no lixo. Inúmeros casos de crimes realizados por alguém com certa relevância e...