sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

OS VENTOS DO INVERNO DEMORAM DEMAIS? GEORGE RR MARTIN: PREGUIÇOSO OU PERFECCIONISTA? É JUSTIFICÁVEL TAMANHA COBRANÇA NA SEQUÊNCIA DE SUA OBRA?

Para os ansiosos por "os ventos do inverno" e que acham George RR Martin lento ou "preguiçoso". Para um escritor comum, ele escreve até rápido. Num livro que leva 10 anos e tem 500k palavras, ele escreve o equivalente a um romance de 50k todo ano (fora os outros livros ligados à série). Poucos romancistas fazem isto.
 O pessoal pode falar: ah, mas Stephen King escreve dois livros de 200-300k por ano... O SK é uma exceção: fez mais de 70 livros, o que é mais que Dostoievski escreveu e quase o que Honoré de Balzac escreveu.
 E mais: GRRM revisa mais vezes que SK e o enredo tem mais personagens e o texto é mais difícil de construir (vide nó de Meereen). Os cortes nas palavras e a tradição de ele reservar trechos do livro para outro volume fazem com que ele leve ainda mais tempo. 
Graciliano ressalta tudo isto e tudo o que escreveu em vida um volume menor que o livro "A dança dos dragões". Este autor escreveu EM TODA A SUA EXISTÊNCIA menos que um volume que GRRM escreveu em apenas SETE ANOS! 
Como Graciliano Ramos disse: "Devemos escrever como as lavadeiras de Alagoas fazem seu ofício.  Começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na  laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem escreve devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar; a palavra foi feita para dizer”.
Talvez isso que o GRRM faz e o Patrick Rothfuss fazem. E por isso temos que ter paciência com eles.
Mas torço para que ele entregue tudo em vida. Ele merece ver sua obra pronta. Mas é sua realização e não pressão de fãs. Se ele morrer, ele vai levar um legado por ter duas séries de TV mais uma série de livros, o que é MUITO! George havia planejado só três livros e passou para uma série que tem cinco livros e provavelmente mais o sexto livro. Para ele, isto superou muito o que pretendia fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CINCO CASOS DE JOGADORES QUE ACABARAM COM SUAS CARREIRAS NO FUTEBOL COM CRIMES

 Em todas as carreiras, há alguém que joga todo seu potencial no lixo. Inúmeros casos de crimes realizados por alguém com certa relevância e...