CONCEITO
DE INOVAÇÃO
Produto ou serviço novo
ou significativamente melhorado, processo, método de marketing, um novo método
de marketing, método organizacional, prática, organização dos próprios negócios
na organização dos locais de trabalho ou nas organizações. (OCDE, 2005)
SHUMPETER (SÉCULO XX) Evolução
do capitalismo, boas técnicas de produção, mercados, matérias-primas,
composições industriais (surgimento), esforços em pesquisa e desenvolvimento,
impulsionadora, experimentação e descoberta tecnológica.
REGULAMENTAÇÃO:
Lei 13246 nova lei da
informação
Lei 10973: lei da
inovação tecnológica
TIPOS:
incremental, radical, e disruptiva ( inovação de ruptura).
Incremental:
evolucionária no processo inovador, proativamente e adaptada a circunstância.
Radical:
abordagem revolucionária
Disruptiva:
torna outras obsoletas
Exemplos:
Incremental (evolução da TV), radical (UBER), disruptiva (iphone).
Inovações disruptivas
|
Inovações
incrementais
|
Menor
performance em produtos estabelecidos
Novos
atributos potenciais valorizam
Custo
mais baixo simplicidade mais conveniente para o uso
Empresas
entrantes no mercado
|
Melhorar
desempenhos de produtos já estabelecidos
Atender
demanda dos principais mercados tradicionais
|
EMPREENDEDORISMO:
suporte para oportunidades de criar algo
novo.
RAZÃO
DE EMPREENDEDORISMO: necessidade, vocação, inercial e
conhecimento
Necessidade:
não tem liberdade, capacidade mínima de inserção na economia.
Vocação:
Acesso para possibilidades de mercado. Possibilidades e riscos.
Inercial:
prospecção de relações interpessoais de seus dirigentes.
Conhecimento:
hora certo local certo, com conhecimentos corretos.
VANTAGENS
E DESVANTAGENS DE EMPREENDEDORISMO:
VANTAGENS
|
DESVANTAGENS
|
Crescimento
econômico e geração de renda
Competição
saudável
Criação
de produtos de qualidade
Bens
e serviços disponíveis
Novos
mercados
Tecnologia
moderna em pequena escala
Aumento
de produtividade
Redução
da economia informal
|
Ideia
irreal do mundo empresarial
Estimulo
a criação de subempregos
Visões
distorcidas de créditos
|
INTRAEMPREENDEDORISMO:
fomento do empreendedorismo dentro de sua própria empresa funcionário
individualmente comportamento almejado, risco, controle. Vai além de novos
negócios.
Empreendedorismo
social:
emancipação social, socialização e enfrentamento de questões sociais, valor,
desempenho e impacto social, investimento de impacto, valor social, retorno
financeiro, impacto social ou ambiental positivo, que é altamente mensurável.
Empreendedor:
diferenciação, intuição, visionário, envolvimento, experiência de negócio e
aptidões para trabalhar em redes. As características dos empreendedores podem
ser adquiridas, os empreendedores natos, e o empreendedor que atende ao
empreendedor serial. Eles são respectivamente: mitológico inesperado e social.
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