quarta-feira, 8 de maio de 2019

INTRODUÇÃO À INOVAÇÃO


CONCEITO DE INOVAÇÃO
Produto ou serviço novo ou significativamente melhorado, processo, método de marketing, um novo método de marketing, método organizacional, prática, organização dos próprios negócios na organização dos locais de trabalho ou nas organizações. (OCDE, 2005)
SHUMPETER (SÉCULO XX) Evolução do capitalismo, boas técnicas de produção, mercados, matérias-primas, composições industriais (surgimento), esforços em pesquisa e desenvolvimento, impulsionadora, experimentação e descoberta tecnológica.
REGULAMENTAÇÃO:
Lei 13246 nova lei da informação
Lei 10973: lei da inovação tecnológica
TIPOS: incremental, radical, e disruptiva ( inovação de ruptura).
Incremental: evolucionária no processo inovador, proativamente e adaptada a circunstância.
Radical: abordagem revolucionária
Disruptiva: torna outras obsoletas
Exemplos: Incremental (evolução da TV), radical (UBER), disruptiva (iphone).
Inovações disruptivas
Inovações incrementais
Menor performance em produtos estabelecidos
Novos atributos potenciais valorizam
Custo mais baixo simplicidade mais conveniente para o uso
Empresas entrantes no mercado
Melhorar desempenhos de produtos já estabelecidos
Atender demanda dos principais mercados tradicionais

EMPREENDEDORISMO: suporte para  oportunidades de criar algo novo.
RAZÃO DE EMPREENDEDORISMO: necessidade, vocação, inercial e conhecimento
Necessidade: não tem liberdade, capacidade mínima de inserção na economia.
Vocação: Acesso para possibilidades de mercado. Possibilidades e riscos.
Inercial: prospecção de relações interpessoais de seus dirigentes.
Conhecimento: hora certo local certo, com conhecimentos corretos.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DE EMPREENDEDORISMO:
VANTAGENS
DESVANTAGENS
Crescimento econômico e geração de renda
Competição saudável
Criação de produtos de qualidade
Bens e serviços disponíveis
Novos mercados
Tecnologia moderna em pequena escala
Aumento de produtividade
Redução da economia informal
Ideia irreal do mundo empresarial
Estimulo a criação de subempregos
Visões distorcidas de créditos



INTRAEMPREENDEDORISMO: fomento do empreendedorismo dentro de sua própria empresa funcionário individualmente comportamento almejado, risco, controle. Vai além de novos negócios.
Empreendedorismo social: emancipação social, socialização e enfrentamento de questões sociais, valor, desempenho e impacto social, investimento de impacto, valor social, retorno financeiro, impacto social ou ambiental positivo, que é altamente mensurável.
Empreendedor: diferenciação, intuição, visionário, envolvimento, experiência de negócio e aptidões para trabalhar em redes. As características dos empreendedores podem ser adquiridas, os empreendedores natos, e o empreendedor que atende ao empreendedor serial. Eles são respectivamente: mitológico inesperado e social.

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